Na verdade, a parte de processamento dedicada ao Kinect não foi desativada completamente. O que a Microsoft fez foi criar um sistema mais flexível para o produto. Agora, o Xbox One pode gerenciar de forma mais adequada (reduzindo ou aumentando conforme necessário) a memória RAM e o poder do chip gráfico que serão dedicados ao Kinect.
O representante da Microsoft esclarece que o jogador que optar por não adquirir o acessório, ou não instalá-lo, não terá mais memória RAM em seu console (os chips de memória continuam os mesmos, mas o video game pode dedicar mais recursos aos jogos). Sem o Kinect, é como se toda a largura de banda da memória fosse exclusiva para os games.
Esse poder extra para os jogos pode resultar em gráficos mais bonitos e melhor desempenho em diversos casos, mas tudo vai depender de cada desenvolvedor e da forma como cada um trabalha. O jogo Destiny, por exemplo, vai melhorar muito, sendo executado com resolução 1080p e a 30 frames por segundo — se igualando à versão do PlayStation 4.
Entretanto, Ken Lobb esclarece que nem todos os desenvolvedores vão usar esse poder adicional para trabalhar com a questão gráfica. Pode ser que um ou outro título traga texturas melhores, mais inimigos no cenário ou um frame rate melhor, mas a resolução pode continuar a mesma.
Um produto em constante melhoria
Ao que tudo indica, essa ação da Microsoft faz parte de um plano de evolução do Xbox One. O chefe da Microsoft Studios Europe, Phil Harrison, disse, ao Eurogamer, que “as bibliotecas usadas pelos desenvolvedores nesse começo de geração são bem diferentes daquelas que existirão daqui cinco ou dez anos”, sugerindo que muitas novidades vêm por aí.
Harrison comenta que a plataforma da Microsoft deve dar aos fãs a melhor experiência possível em jogos e aos desenvolvedores as melhores ferramentas para aproveitar o hardware do aparelho. A expectativa, para o presente, é de que muitos desenvolvedores usem as novas bibliotecas e façam jogos ainda melhores até o fim de 2014.
A onda dos dispositivos vestíveis está vindo com tudo e a Razer certamente não vai ficar de fora...
É um tanto difícil manter sua privacidade enquanto utiliza um computador compartilhado com outros...
Alguns podem ter dado risada quando o Google X anunciou o Project Loon um ambicioso experimento...
hardware do Xbox One é de altíssima qualidade, mas parte do potencial do console já estava compr...
Pular a tela de boas-vindas do Wii U foi uma das implementações feitas pela última atualização...